Perguntas Frequentes

  • Como descartar minha bateria velha?

    Para o revendedor e fabricante é lei
    Conforme a resolução do CONAMA (Conselho Nacional de Meio Ambiente) nº 401, de 4 de novembro de 2008, todos os estabelecimentos que comercializam baterias ou assistência técnica, deverão receber dos usuários as baterias usadas, de qualquer marca, e repassar na totalidade aos fabricantes ou importadores.
    Ao respeitar a lei, o revendedor contribui com a preservação do meio ambiente e com a sustentabilidade dos recursos naturais.
    O consumidor tem importante papel nesta causa
    Em advertência ao risco à saúde e ao meio ambiente, o consumidor deve ser informado que é necessário, após o uso, devolver a bateria ao revendedor e este, por sua vez, entregar aos fabricantes para o descarte correto da bateria.
    As Baterias Heliar levantam a bandeira da reciclagem
    A Johnson Controls, fabricante da Heliar, produz um terço de todas as baterias fabricadas no planeta. Por isso, o seu compromisso com o meio ambiente é tão grande quanto a sua atuação no mercado. Em todo o mundo, a empresa tem modernos processos de reciclagem. No Brasil, a Heliar tem o programa Ecosteps, que é o compromisso da marca em retirar do mercado e reciclar uma bateria usada para cada nova Heliar produzida.

  • Baterias com prata são todas iguais?

    Não. A liga de prata é utilizada por muitos fabricantes, mas o que diferencia as baterias com liga de prata é a tecnologia com que as grades, componente onde se concentra a prata, são produzidas. Para a liga de prata proporcionar mais durabilidade e performance á bateria, fique ligado à tecnologia de fabricação.

  • As baterias mais pesadas são melhores?

    Não. Isto é um grande mito, pois a performance de uma bateria está relacionada à tecnologia e qualidade da sua matéria prima. Uma bateria pode ser mais leve que outra de mesma amperagem e, ao mesmo tempo, ter maior capacidade de descarga de energia em função da sua qualidade de fabricação. Verifique sempre os valores de CCA para comparação (-18°C – Norma SAE J537).

  • A bateria descarrega quando colocada no chão?

    Este fenômeno é comum em baterias com manutenção, que não é o caso das baterias Heliar Free, pois após completar o nível do eletrólito ele pode escorrer ou ser derramado sobre a bateria e nestes casos ao colocá-la no chão pode ter fuga de corrente e descarregar mais rapidamente.

  • Baterias são blindadas?

    Não. As baterias não são blindadas, pois todas elas precisam de respiros para a saída de gases. As baterias podem ser com manutenção, ou seja, com acesso ao eletrólito e também podem ser seladas – livres de manutenção – o que significa não ter acesso ao eletrólito. Mas nunca blindadas.

  • Baterias seladas são secas?

    Não. As baterias automotivas tipo chumbo-ácido possuem solução de ácido sulfúrico e água na sua composição. Mesmo as baterias com tecnologia AGM, como a Heliar para motos e a Optima, embora possa parecer também, não são secas, pois o ácido está absorvido em seus separadores de lã de vidro.

  • O que é uma bateria?

    A bateria é um acumulador recarregável de energia. Sua função é armazenar energia sob a forma química, que será transformada em energia elétrica quando o veículo solicitar. Ela serve para dar partida no veículo, proporcionar energia para iluminação externa e interna e manter os “sistemas elétricos e eletrônicos” ativos quando o veículo estiver desligado.
    Uma bateria automotiva de 12V é formada por 6 elementos constituídos por placas positivas, negativas, separadores e eletrólito.



Fique conectado com a gente em nossa Social Midias!